Você já imaginou um telão na praça com todos os dados do que a prefeitura gasta e arrecada?
Este projeto está prestes a acontecer em Visconce do Rio Branco (MG). Parte dele já existe com o sistema digital interno de dados transparentes da gestão interna municipal.
Está tudo na palma da mão, no computador ou no aplicativo de celular. O sistema ToGov foi desenvolvido para otimizar a gestão municipal.
Segundo Diego Falqueto, sócio fundador da ToGov, “Quando a gente fala numa prefeitura do tamanho de Rio Branco, a gente está falando numa prefeitura com um banco de dados de mais de 10 gigas de dados. Então, se os gestores do município quiserem tirar algum tipo de informação desses dados, é consumido um grande tempo e esforço para isso. Então, a ToGov busca implementar e resumir todos esses 10 gigas de dados do município em painéis de forma que em poucos minutos eles consigam acompanhar tudo que eles planejaram durante o ano, e também acompanhar o que esperado pelo TCE para não ter problemas de improbidade, e a gente ter o controle completo dessa prefeitura”
O objetivo segundo a prefeitura é ter tudo organizado e acessível para planejarem em tempo real.
“São muitas informações que são de responsabilidade hoje, das administrações municipais de serem repassadas para os órgãos públicos, como o Tribunal de Contas, e ficam dispersas num ambiente extremamente complexo de informações de contas públicas, de receitas e despesas. Eu creio que o ToGov permitiu, para nós a implementação de uma forma da gente filtrar essas informações, de trazer um ambiente mais de gestão. Pois, a medida que você consegue medir indicadores, seja de gastos com pessoal, o seu de volume de contratados, o seu volume de cargos de confiança efetivamente cumprindo. Você consegue melhor gerenciar. Hoje, a gente tem a oportunidade de esmiuçar essas informações e saber o que o carro lá da saúde tem gastado com combustível, qual que é a média que ele tem de um mês para o outro. Então, essas informações elas já são oficiais do Estado, mas eu creio que o programa permite que a gente meça e consequentemente a gente controle melhor, e acabe num próximo passo fazendo uma gestão mais eficiente.”, conforme o Prefeito de Visconde de Rio Branco
O projeto começou a ser implementado este ano, na prática, a otimização já começou a ser notada pelos setores do executivo.
“É ganho e produtividade. Antigamente nós precisávamos parar um setor, duas, três pessoas para ter essas informações. Hoje, a gente tem essas informações de forma prática, rápida e bem ágil dentro do sistema.”, conforme o Secretário de Planejamento e Gestão do município.
O prefeito alega que”A partir de 2001 com a lei de responsabilidade fiscal é uma obrigatoriedade. E a partir de 2008 ou 10, se eu não me engano, a gente teve o portal da transparência onde o cidadão pode hoje entrar e ter acesso aos salários, as licitações, tudo, mas, é uma coisa um tanto quanto complexa, até a gente que tem uma formação técnica e está diretamente ligado à gestão tem dificuldades de debulhar, de entender essas informações. Então, a ideia é que a gente faça uma transparência não formal, mas material, vivida junto com a população.”
Segundo o secretário de gestão e planejamento a licitação para a implementação do painel na praça está em andamento. O restante do sistema continua sendo desenvolvido.
“E agora a gente quer aprimorar não só para essa questão do painel, a gente quer levar isso para a parte de licitações para os secretários terem esse controle maior de qual o status de cada licitação do município e até mesmo levar para áreas prioritárias como saúde e educação que hoje são os principais atendimentos de um município.”, conforme o sócio fundador do programa.