Um dos maiores projetos que incentivam Prefeitos a desenvolverem o lado empreendedor no setor público é o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).
O prêmio comemorou 20 anos em 2021 e – até então – já tinha incluído cerca de 10 mil inscritos. Por ele 918 projetos já foram contemplados na esfera estadual e 94 projetos vencedores na esfera nacional. Foram mais de 600 municípios premiados em todo o Brasil desde 2001.
Um dos pontos que merece destaque é o resultado do levantamento feito pelo Sebrae que identificou que 70% dos prefeitos vencedores foram reeleitos. Além da reeleição, estes municípios foram também os que mais geraram emprego.
Políticas Públicas
Os pequenos negócios são a força viva da economia do Brasil. Eles representam 98% das empresas do país, são responsáveis por 54% dos empregos formais, 30% de toda a riqueza nacional e estão presentes em 100% dos municípios brasileiros, sendo grandes responsáveis pela geração de recursos que garantem superávit e equilíbrio de contas públicas.
A pandemia mudou a urgência de políticas públicas capazes de proteger e incentivar os pequenos negócios diante dos efeitos econômicos. Em cada canto do planeta multiplicaram-se ações de retomada da economia, o incentivo faz com que vejamos oportunidades de gerar emprego e renda.
O que é o Prefeito Empreendedor
Um dos maiores projetos que incentiva Prefeitos a desenvolverem o lado empreendedor no setor público é o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).
Quem pode participar do prêmio prefeito empreendedor
Podem participar da premiação: Prefeitos, administradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE).
Qual objetivo
São premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Os pequenos negócios
A importância dos pequenos negócios está presente em 100% dos municípios brasileiros como os maiores geradores de emprego e renda no país.
As dicas do Sebrae para projetos que poderão participar do Prêmio, vão desde melhorar e modernizar o ambiente público com foco na economia local, comprando dos pequenos negócios do município, simplificando os processos de abertura de empresas, acolhendo os empreendedores, promovendo a educação empreendedora nas escolas e incentivando a inovação e uso de tecnologia na administração municipal.
Esses exemplos são maneiras de como a prefeitura pode contribuir com os empreendedores locais, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas.
As dicas e ações sugeridas irão fortalecer aqueles que são o principal combustível para mover a economia e para gerar desenvolvimento, emprego, renda e prosperidade: os pequenos negócios.
Ao despertamos o interesse de gestores empreenderem em seus municípios, entendemos que estamos contribuindo para crescimento e fortalecimentos da economia brasileira.
Por meio do Prêmio Prefeito Empreendedor, os gestores terão amplo leque de opções para enriquecer as ações governamentais, arregimentar apoios e nortear o caminho da administração municipal.
Dicas de propostas para o prêmio prefeito empreendedor
Prefeitos(as) e Vereadores(as) precisam apresentar propostas concretas que reflitam as prioridades da população e das instituições públicas e privadas.
Propostas para a recuperação e a melhoria do ambiente de negócios e para o apoio ao empreendedorismo constituem uma agenda estratégica municipal que possibilitará resgatar a economia, aumentar a produtividade e a competitividade, gerar ocupação, renda e prosperidade e recuperar a confiança das famílias e consumidores.
Desta forma, os gestores públicos contribuirão efetivamente, estimulando a geração de emprego e renda em cada município, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios.
O Sebrae
Mesmo com os tempos difíceis de pandemia e retomada econômica, o Sebrae se reafirmou como a principal instituição de apoio à força do empreendedor brasileiro. Em suma segue apoiando na abertura de empresas, no incentivo à inovação, na elaboração de protocolos para a retomada gradual das atividades econômicas, bem como em outras frentes correlatas à iniciativa empreendedora.
As prefeituras e as câmaras legislativas dos 5.570 municípios brasileiros são aliados do Sistema Sebrae nesta marcha dos pequenos negócios rumo ao desenvolvimento da Nação.
Pingback: Compras públicas: como antecipar as contratações - TOGOV