Nossa sociedade tem mudado de maneira cada vez mais rápida e dinâmica. O uso de tecnologias tem proporcionado o acesso a oportunidades que no passado não era possível. Desde o envio instantâneo de mensagens de textos, as videochamadas até a Inteligência Artificial, o mundo digital e tecnológico tem nos proporcionado uma série de novos acessos, mudando nossa maneira de viver enquanto sociedade e de nos relacionarmos.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 73% dos brasileiros possuem celular, o que evidencia mais ainda essa característica. A tecnologia tem mudado nossas relações pessoais, nossa relação com o ambiente de trabalho e nossa relação com o mundo.
Assim, como parte importante da sociedade, o poder público também é impactado por essas mudanças. A forma de se fazer políticas públicas atualmente é muito diferente da forma com que se fazia política pública há 10 anos atrás. A sociedade mudou e o poder público, por sua vez, também precisa mudar.
Neste sentido, este artigo tem como objetivo demonstrar como uma gestão ágil e com o uso da tecnologia pode aprimorar a gestão pública, trazendo mais agilidade na entrega dos serviços públicos bem como gerando maior satisfação da população
O que é uma gestão ágil através de tecnologias?
A tecnologia tem revolucionado a forma como os governos se relacionam com a sociedade. Por sua vez, isso tem causado um grande impacto na prestação de serviços públicos. Se há 10 anos era necessário dias e até meses para a emissão de um documento – como a carteira de trabalho, por exemplo – precisando ir presencialmente a um órgão público, levar cópia de documentos e outros detalhes físicos, hoje, através da tecnologia, é possível fazer isso de forma completamente analógica pela internet.
Além da tecnologia, a gestão ágil depende de um outro elemento fundamental: a revisão de processos. A burocracia do Estado acaba por vezes sendo complexa e engessada. Esse engessamento faz com que muitas vezes procedimentos e etapas sejam realizadas de forma desproporcional e sem grandes propósitos. Dessa forma, aliado à tecnologia, a gestão ágil depende de uma visão sistêmica sobre o funcionamento da máquina pública bem como o aperfeiçoamento de processos e dinâmicas.
Dessa forma, gestão ágil através da tecnologia diz respeito ao processo de aprimoramento – em termos de agilidade e eficiência – da entrega de serviços públicos e de políticas públicas pelo Estado, gerando um menor custo, menor tempo para execução e maior facilidade.
Como as tecnologias podem ajudar os governos?
Mas, como essa gestão ágil pode ajudar na realidade do seu município? Como você, gestor, pode implementar essa realidade na sua gestão? O primeiro passo para isso é entender a sua importância. Como mostramos anteriormente, a sociedade tem mudado e, por isso, dinâmicas ultrapassadas na gestão pública tendem a prejudicar os resultados da gestão. Por isso, é necessário entender essas mudanças e assumir que agora, elas também devem fazer parte do Estado e das políticas públicas, em especial às municipais.
De forma mais prática, existem diversas formas para implementar uma gestão mais ágil. A primeira ação é fazer um diagnóstico dos procedimentos realizados pela pasta da qual você é responsável. Revisar processos, entender seus propósitos e analisar o que pode ser descartado da dinâmica. Como vimos, em diversos casos, órgãos públicos cometem o erro de tornar todo o procedimento burocrático pelo simples fato de não refletirem sobre cada processo.
Como um segundo passo importante para a gestão ágil, é fundamental a inserção de tecnologias no dia a dia, tanto para o trabalho diário quanto para a entrega dos serviços públicos e políticas públicas. Desde o uso do WhatsApp para o agendamento de uma consulta, no caso de uma Secretaria de Saúde por exemplo, até mesmo a utilização de softwares mais sofisticados e que colaboram para o aprimoramento da sua gestão, como é o caso da ToGov. A tecnologia precisa ser aliada na entrega de uma gestão ágil.
Resultados
A implementação de uma gestão ágil através da tecnologias pode trazer muitos resultados. A cidade de São Paulo possui muitos exemplos disso. Nos últimos anos a megalópole tem adotado um amplo plano de digitalização de diversos serviços públicos, com objetivo de torná-los mais acessíveis, dinâmicos, mais baratos e ágeis à população. A cidade de São Paulo viu, com a digitalização dos serviços de 15 serviços públicos, uma economia para a sociedade de aproximadamente R$ 237,8 milhões em um ano.
Essa economia se deve a vários fatores. A implantação do governo digital na cidade de São Paulo provocou:
- Redução média de 39,9% para o governo no custo unitário de uma solicitação de serviço;
- Redução média de 73,9% no custo unitário de uma solicitação de serviço público para a sociedade (cidadãos e empresas);
- Redução de 49% nos custos de recursos humanos alocados no atendimento direto ao cliente e
- Redução de 46,9% nos custos de impressão e expedição.
Uma gestão ágil através da tecnologias é possível e pode ser uma importante aliada para a sua gestão. Seja amigo (a) da tecnologia e caminhe para a entrega de melhores políticas públicas e melhores serviços públicos à população. Boa gestão 😉
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