Apoiar-se em dados para tomar decisões é o melhor caminho para uma gestão pública eficiente e de sucesso. Se você é gestor público ou faz parte de algum órgão público, este texto é para você.
A gestão pública é a atividade que se dedica ao gerenciamento de instituições, serviços e também do patrimônio público. Entre os seus principais objetivos estão a garantia de que o atendimento ao público funcione de maneira eficiente, bem como o aproveitamento racional de recursos financeiros.
Uma gestão pública de sucesso prima pelo bom atendimento, pela rápida resolução de problemas, pela transparência nas ações e por diminuir a burocracia de seus processos, tendo como objetivo final a qualidade na gestão administrativa.
Administrar uma organização, seja pública ou privada, exige a implantação de determinados conceitos. Entre eles, o de aderir a softwares e tecnologias que auxiliem o processo de desenvolvimento de projetos e a tomada de decisões assertivas.
Para auxiliar nisso, vamos falar de dois importantes parceiros da jornada pública ágil: o Kanban e o Data Driven.
Sistema Kanban
O sistema Kanban disponibiliza dados atuais de cada projeto, permitindo um maior controle dos processos e das atividades. Isso potencializa a produtividade, pois encurta caminhos e torna cada execução mais direcionada.
Ele contribui para que haja menos desperdício nas operações, tornando tudo mais prático e conciso. Partes redundantes ou desnecessárias podem ser removidas, enquanto outras, simplificadas. Ou seja, o fluxo de trabalho é facilitado, sem comprometer a qualidade. Isso significa uma constante melhora na produtividade e só é possível porque ele prioriza a produtividade e agiliza a organização de projetos.
O sistema ainda se atualiza e ganha novas possibilidades com aplicativos e programas especializados que dinamizam e otimizam o processo organizacional das linhas de produção, possibilitando a todas as engrenagens de um sistema a devida participação, comunicação e ação nos processos produtivos dentro do tempo necessário paranão sobrecarregar e nem deixar ociosos funcionários e maquinários.
Data Driven
Com os avanços tecnológicos, não dá mais para ignorar a importância dos dados e da sua análise adequada para tomar decisões que contribuam, efetivamente, para a melhoria dos resultados.
Na prática, o sistema Data Driven significa exatamente isso: tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados, ou seja, é a gestão orientada por dados.
Com o foco nessa estratégia, a gestão pública consegue, de fato, ter dados consistentes para personalizar serviços, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com o cliente/cidadão.
O uso da tecnologia na gestão pública orientada por dados
Para que a implementação da cultura Data Driven seja realmente efetiva, os gestores devem entender a importância da decisão baseada em informações e análises. Essa abordagem deve fazer parte de todos os fluxos e ser, de fato, a cultura da administração.
Além da necessidade de capacitar as equipes para análise, é preciso contar com ferramentas de automação que auxiliem a adoção dessa estratégia. Ter um software adequado ajuda a minerar um alto volume de dados em segundos e a tornar o dia a dia muito mais simples.
Entraves da gestão pública
O sistema público possui muitos entraves, principalmente no âmbito da burocracia em licitações e prazos.
O resultado disso é que muitos gestores não conseguem fazer um planejamento adequado que levaria em conta informações relevantes para a tomada de decisões. Para solucionar este desafio, empresas de tecnologia estão em constante evolução para oferecer produtos e serviços que visam facilitar procedimentos em diversos órgãos públicos, gerando um melhor desempenho na administração, com maior número de assertividades e tornando a gestão mais eficiente e de sucesso.
Você pode gostar também:
Pingback: Gestão pública baseada em evidências - TOGOV