Administração e Fazenda: duas importantes pastas

Fazenda e administração são apenas algumas das partes que oferecem suporte ao chefe do executivo municipal

O Poder Executivo Municipal, por meio das ações diretas e indiretas, tem como objetivo o desenvolvimento social e sustentável do Município. 

Dentro deste viés, está a geração de emprego e renda e o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade, mediante o planejamento integrado de suas atividades, buscando consolidar o Município como um centro de excelência, de inclusão social e pólo regional.

Administração

O secretário municipal de Administração tem a missão geral de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades administrativas, de recursos humanos, de segurança e medicina do trabalho, de patrimônio e de serviços gerais.

Ligada a esta secretaria estão o Setor de Pessoal e Recursos Humanos e o setor de Licitação, Material e Patrimônio; sem dúvidas, dois setores que exigem grande atenção por parte do secretário da pasta.

Além disso, a tarefa do secretário de administração compreende gerir de forma direta os órgãos municipais encarregados da formulação da política de gestão pública e do ordenamento operacional das atividades da Administração Municipal.

Dentre suas suas finalidades, está a de prestar assessoramento direto ao prefeito municipal no exercício das funções institucionais, além da elaboração de normas, portarias, atos, ordens de serviço, entre outros.


Para que o gestor da pasta consiga se destacar e exercer com maestria sua função, acompanhar e orientar constantemente o prefeito no que se refere à aplicação do orçamento público, arrecadação de tributos e controle fiscal é uma tarefa primordial.

Fazenda

Pilar do gasto – é o tesouro que recebe e efetua os pagamentos como da saúde, creche, professores, folha de pagamento e outros;

Pilar do planejamento – é como vai ser executado o orçamento ao longo do tempo para que as prioridades sejam atendidas. Porém, ao mesmo tempo, que não falte dinheiro ou não sobre demais, afinal a secretaria não objetiva enriquecer, mas sim fazer uma boa execução orçamentária para que todas as prioridades sejam atendidas, desde que haja recurso para isso.

Leia também

Pelo menos 1000 municípios podem perder dinheiro que iria para a educação em 2023.

Viçosa usa rastreamento virtual para monitorar barreiras e garantir isolamento.

2 comentários em “Administração e Fazenda: duas importantes pastas”

  1. Pingback: Superávit e o equilíbrio nas contas municipais - TOGOV

  2. Pingback: Ferramentas para uma gestão municipal mais eficiente - TOGOV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dez =

Rolar para cima